Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas - SBEE

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Um Sol estilizado: a marca SBEE

A marca da SBEE é um sinal gráfico que tenta representar o compromisso com o ser humano — com a educação do espírito, o cultivo da responsabilidade pessoal e a construção consciente do próprio futuro.

Trajetória e preservação de memória

A ideia de um sol estilizado, começou no impresso Documentos SBEE, onde uma vela acesa trazia a ideia de luz foi no texto da mensagem de natal. Entendendo a luz como o conhecimento e a proximidade com Deus, algo que ilumina a vida das pessoas ajudando a enxergar elementos que já estavam ali, mas que ainda não conseguíamos sequer perceber.

SBEE Boletim Informativo – ano 1 Número 4 Dezembro de 1974

Mensagem de orações no Natal

O grupo que estava na equipe de imprensa da SBEE procurou evoluir o símbolo de 1975, removendo a vela da frente da fonte luminosa, e colocando uma imagem de uma fonte de luz própria que irradiava em todas as direções.

Boletim da SBEE número 12 – Setembro de 1975

Em 1979, o grupo avançou e deixou o sol estilizado mais elaborado, contendo 134 raios:

Material de divulgação – 23 de Novembro de 1979

Em 1985, foi aplicado no sol estilizado o Princípio de Fibonacci adaptado, também conhecido como padrão áureo, em uma sequência matemática fortemente presente no universo.

Essa aplicação veio agregar a ideia de evolução, algo essencial ao espiritismo e a abordagem das diversas reencarnações.

Ao registrar essa história e organizar os materiais, fortalecemos nosso acervo e reconhecemos o trabalho de tantas pessoas que fizeram (e fazem) a SBEE. 

A Padronização de 2024

Padronizar é um gesto de responsabilidade com a mensagem, facilitando a reprodução e tornando mais acessível a geração de materiais com uma marca já conhecida.

Nas produções realizadas a partir da década de 1970, gerar os conteúdos passava por recriar o desenho da marca para cada material, gerando variações que seriam quase inevitáveis no processo de produção, uma vez que não havia um arquivo matriz disponível.

A existência de diversas frentes de trabalho voluntário, atuando de forma gratuita e descentralizada também contribuiu para esse cenário.

A marca ter oscilações na aplicação não gera prejuízo nas informações que estavam sendo divulgadas, apenas geravam retrabalho no processo de criação.

 

Assim, em 2024 uma equipe de voluntários buscou levantar o histórico da marca da SBEE e redesenhá-la em formatos de arquivo de softwares atuais, disponibilizando esses arquivos para aplicação em materiais impressos e digitais, facilitando assim a divulgação da mensagem espírita.

O que mudou?
Notadamente vários itens chamaram a atenção dos olhares mais atentos:

1) a proporção áurea foi estudada a fundo para fazer uma composição de proporções áureas combinadas.

2) as hastes, foram alinhadas, algo que faltava na versão anterior

3)  o centro do sol foi melhor distribuído

4) foi garantida a cota de crescimento de cada haste, sendo sempre a próxima maior que a anterior, demonstrando que em reencarnação não há regresso, só evolução.

5) as pontas internas das hastes ficaram quadradas para a aumentar o sentido de solidez. o olho humano pode fundir as barras no centro, mas em detalhe são separadas.

6) as pontas externas das hastes foram recortadas de forma oblíqua, seguindo um sentido circular ascendente, para aumentar a sensação de movimento, algo essencial no espiritismo.

Significado do símbolo

O sol estilizado representa a circulação do conhecimento emanado pelos espíritos e a evolução por camadas — uma alusão para o crescimento do espírito que aprende, prova, corrige e avança. Cada haste sugere um vetor de expansão; o conjunto, em perspectiva, dá a sensação de movimento contínuo, sem rupturas ou atalhos.

© 2023 Created with Royal Elementor Addons
Copyright © 2019 SBEE. Todos os direitos reservados. A SBEE autoriza a reprodução dos textos para fins não comerciais desde que seja mencionada a fonte.