Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas - SBEE

Grupo de Exercício Mediúnico (GEM) para Adultos

Estude o Espiritismo com a SBEE através dos Grupos de Exercício Mediúnico (GEM). Temos encontros presenciais e online, conduzidos por coordenadores dedicados, que promovem o estudo da Doutrina Espírita de Allan Kardec e incentivam o desenvolvimento pessoal e a consciência crítica. Nosso currículo estruturado abrange desde conceitos básicos até a aplicação prática no cotidiano, proporcionando um ambiente acolhedor para o autoconhecimento.

Participe de um grupo dedicado ao estudo e à prática do Espiritismo. Nossos grupos semanais facilitam debates enriquecedores sobre Ciência, Filosofia e Religião, incentivando a reflexão sobre o significado da vida e a responsabilidade individual.

Se interessou?

 

Entraremos em contato para direcionar você para um de nossos grupos de exercício mediúnico.


Conheça aqui mais detalhes sobre o GEM:

O estudo da Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec, recontextualizada à luz do conhecimento contemporâneo, visa o desenvolvimento de uma consciência crítica e ativa de seu próprio processo de vida, trazendo instrumentos e instruções fundamentais ao gerenciamento de seu cotidiano.

Os Grupos de Exercício Mediúnico (GEM) da SBEE, também conhecidos como Grupos de Estudos Espíritas, são formados por pessoas que tem interesse em estudar e debater o Espiritismo sob as perspectivas da Ciência, Filosofia e Religião, ou seja, todo o conhecimento humano.

As reuniões são semanais e conduzidas por Coordenadores que incentivam a reflexão sobre o significado da vida, contribuindo para que a pessoa compreenda a importância da responsabilidade que tem de aprender, mudar comportamentos, caminhar, abrir horizontes, fazer planos, sonhar e construir o futuro pelas suas próprias forças. O ensinamento espírita auxilia no aumento da responsabilidade das pessoas sobre suas atitudes e pode produzir uma reforma íntima por meio da transformação para o bem.

Todo estudo conduzido na Casa Espírita deve ensinar o indivíduo a pensar e não o que pensar.

 

Currículo: Um processo para evoluir os conceitos de vida

A SBEE possui um Currículo específico para os Grupos de Exercício Mediúnico que consiste na exposição dos princípios básicos da Doutrina Espírita, a relação entre eles e a visão de sua aplicação no cotidiano. O Currículo visa também proporcionar um conjunto de orientações e práticas para o exercício pleno e consciente do Mediunato Espírita, ou seja, a vivência coerente com os valores que a pessoa alcançou, com base no referencial da Doutrina Espírita.

O Currículo foi elaborado para ser realizado em dez semestres, sendo que para cada semestre existe uma definição clara de conteúdos e atividades que devem ser desenvolvidos para atingir o objetivo final que é a preparação do indivíduo para se autoconhecer, tendo como base os princípios da Doutrina Espírita.

Proposta curricular para o Grupo de Exercício Mediúnico na SBEE

  • Modulo 00: apresentação da Doutrina Espírita, da SBEE e motivação para estudar o espiritismo
  • Módulo 01: informação: noções básicas sobre a Doutrina, sua história e as obras da casa.
  • Módulo 02: formação: estudo aprofundado dos conceitos básicos da Doutrina e suas aplicações no cotidiano
  • Módulo 03: social: ligação entre os conceitos da Doutrina e o social; aplicação no cotidiano em ação social.
  • Módulo 04: pessoal: ligação entre os conceitos da Doutrina e a história de vida de cada participante; autoconhecimento
  • Módulo 05: Transição . conceitos já trabalhados são aprofundados
  • Módulo 06: Transição. novos conceitos deverão ser trabalhados
  • Módulo 07: construção de conceito e prática. Filosofia e Arte
  • Módulo 08: construção de conceito e prática. Religião e Ciência
  • Módulo 09: Desenvolvimento de projeto de estudo ou trabalho e apresentar o resultado parcial
  • Módulo 10: Implementação de projeto proposto e o resultado final

Embora exista um Currículo com temas e objetivos bem definidos, o GEM é processo aberto, pois considera também o emergente do grupo, ou seja, questões relevantes apresentadas pelos seus participantes.

O GEM não é acadêmico no sentido de existir provas ou notas de avaliação. O objetivo é que, através do Currículo, o indivíduo seja capaz de desenvolver competências para:

  • Alcançar consciência de si mesmo, seus potenciais, suas habilidades, suas limitações, conhecimento do que se quer ser e do que não quer ser (autoconhecimento).
  • Assumir a sua identidade e ter a coragem de viver suas convicções, de ser diferente e especial na vida de todos que o cercam. 
  • Compreender melhor a grande harmonia no Universo para entender e administrar as situações do dia a dia com maior tranquilidade.
  • Modificar comportamento e transformar construtivamente o mundo em que vive.
  • Entender que a felicidade é uma conquista individual.

Fonte: Documento Orientativo no. 13. SBEE.

Entraremos em contato para direcionar você para um de nossos grupos de exercício mediúnico.

 

 

Dias e horários dos Grupos de Exercício Mediúnico

  • Vespertino – Segunda-feira – das 14:00 às 15:30 horas
  • Noturno – Segunda a Sexta Feira, das 20:00 às 21:30 ou 22:00 (presencial e opções via Google Meet)
  • Sábado – Das 19:00 às 21:00 horas (opções via Google Meet)

GEM Internacional (via Google Meet)

  • Brasileiros no Exterior, Online em Português:  Quartas-feiras – 20:30 às 22:00 horas (CET – Horário de Paris via Google Meet)

Opções para estudo presencial:

Além da sede em Curitiba, temos diversos núcleos filiados: Veja a relação nesse link

Núcleos filiados a SBEE

Mais informações sobre os grupos de estudos para adultos ou crianças e adolescentes escreva para a secretaria geral do exercício mediúnicosegem@sbee.org.br

© 2023 Created with Royal Elementor Addons
Copyright © 2019 SBEE. Todos os direitos reservados. A SBEE autoriza a reprodução dos textos para fins não comerciais desde que seja mencionada a fonte.