SOCIEDADE BRASILEIRA DE ESTUDOS ESPÍRITAS – SBEE
NÚCLEO DE ENSINO E PESQUISA – NEP
Paulo Roberto Brero de Campos
O NÚCLEO DE ENSINO E PESQUISA – NEP
1) O QUE É O NEP?
O Núcleo de Ensino e Pesquisa – NEP, vinculado ao Museu Nacional do Espiritismo – MUNESPI, é um departamento da Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas.
O objetivo do NEP está diretamente ligado à recontextualização do Espiritismo. E a criação do NEP está relacionado às aulas ministradas pelo espírito Antonio Grimm.
Através das psicofonias realizadas durante estas aulas, o espírito Antonio Grimm trouxe um conjunto de conhecimento que foi traduzido em 26 livros publicados pela SBEE denominados “Cadernos de Psicofonias”. Do espírito Antonio Grimm, a SBEE também publicou 10 livros com poemas e 2 livros sobre assuntos trazidos durante as aulas.
O NEP também tem a missão de sensibilizar os médiuns para realizarem pesquisas sobre o fenômeno espírita.
As atividades sempre foram realizadas às sextas-feiras, com início às 20h30.
2) HISTÓRIA DO NEP
A criação do NEP está intimamente ligada à própria história da SBEE.
A história da SBEE, e também do NEP, inicia-se no Agrupamento Espírita Afonso Pena. Este agrupamento evolui e em 1958 é constituído o Centro Experimental de Estudos Espíritas Afonso Pena. O nome “experimental” foi escolhido porque os espíritos entenderam que o centro espírita deveria trabalhar numa linha experimental, na qual se estudasse a manifestação dos espíritos e sempre fosse feita a análise de conteúdo do produto obtido [1].
Assim, desde a concepção da SBEE já estava implícita a necessidade de se realizar pesquisas e registros [1]. E para isto seria necessário a criação de um departamento adequado, que veio a ser o NEP.
O NEP foi criado oficialmente a partir de 31 de outubro de 1958, pelo médium Maury Rodrigues da Cruz, quando ocorreu a primeira aula psicofônica, proferida pelo espírito Antonio Grimm, sendo que a partir desta data as aulas ocorreram regularmente sem interrupção.
2.1) A PRIMEIRA AULA: 31 DE OUTUBRO DE 1958
Com relação à primeira aula do espírito Antonio Grimm, existe o seguinte registro no livro “Cadernos de Psicofonias de 2008” [2]:
O espírito Antonio Grimm, quando se manifestava, já trazia uma mensagem diferenciada — a sua manifestação começou bem antes do início das aulas. Por isto, na primeira aula, havia muitas pessoas eméritas da cultura do Paraná. Houve o entendimento da necessidade de prontidão para participar desta reunião. Assim, o espírito Antonio Grimm pode manifestar-se e conduzir a reunião em forma de aula. Participaram desta aula de 25 a 30 pessoas, entre elas desembargadores, juízes, promotores de justiça, militares, médicos, engenheiros, etc. [2].
A primeira aula foi realizada no dia 31 de outubro de 1958. Participaram desta primeira aula, entre outros, o Coronel João Evangelista de Melo, que comandava a base da aeronáutica, Dona Noêmia do Amaral Gutierrez, filha do Dr. Victor Ferreira do Amaral, fundador da Universidade Federal do Paraná, Iva dos Guimarães Meder, Hebe dos Guimarães Ribas, Carmem Tomson, professora Irene Eleotério da Luz, General Clóvis Chaves de Azambuja, que ajudou a organizar o núcleo, Dona Ana Sebastiana Patituce, chamada Nhanha, Dona Ermínia Rolim Lupion, esposa do governador à época Moisés Lupion, Dr. Vasco Coelho, médico [2].
As aulas sempre foram feitas trazendo novos conteúdos para a contextualização do Espiritismo: “convém notar que estas aulas já apresentavam uma forma estruturada de pensamento, em linha conceitual e operacional espírita” [1].
Desta data em diante, Antonio Grimm começou a ministrar as aulas com o seguinte formato: antes de iniciar a aula, ele costumava colocar o título precedido dos tópicos que seriam abordados em cada aula. Em seguida ele fazia uma preleção sobre os assuntos propostos, que durava entre 20 a 40 minutos. Depois desta introdução, ele fazia um ditado como síntese do que foi tratado na aula, sempre utilizando o quadro negro como apoio didático. O tempo de duração das aulas ficava entre 2h20 a mais de 3 horas.
Antes do início da aula, o médium Maury Rodrigues da Cruz relatava algumas visões que tinha naquele momento, que foram denominados “Quadros Fluídicos”.
A partir de 2011, além do ditado como síntese do conteúdo das aulas, Grimm trazia ao final de cada aula um poema. Os poemas de todas as aulas do ano eram reunidos e publicados na forma de livro. Foram publicados 9 livros de poemas entre 2011 e 2020: A felicidade e a consciência de ser (2011); A leveza do ser (2013); Tempo, espaço, movimento (2014); Na indagação a descoberta do ser (2015); A Essencialidade da minha consciência (2016); Na busca do meu ser, a indeterminação e a incerteza (2017); No caminho evolutivo (2018); No caminho da experiência, a renovação (2019); Nas linguagens do mundo (2020).
É importante lembrar que o primeiro livro contendo poemas resultantes das aulas do NEP foi publicado em 1996, com o título “Identidade Paradoxos”. Em 2010 foi publicado o livro “A fé – poemas e reflexões – Metafísica Espírita”. E em 2015 foi publicado um livreto denominado “O processo da fé em Deus”. Todos do espírito Antonio Grimm, através do médium Maury Rodrigues da Cruz.
3) MISSÃO
A missão do NEP está diretamente ligada à missão da SBEE, que é a recontextualização do Espiritismo.
3.1) OBJETIVOS
– Construção de novos critérios para a análise e interpretação do código doutrinário.
– Atualização das referências feitas pelo polissistema espiritual.
– Promoção do ensino da Doutrina Espírita, como Ciência, Filosofia e Religião.
– Promoção de pesquisas relacionadas à Doutrina Espírita.
– Divulgação das obras publicadas na SBEE.
– Atualmente o NEP é responsável pela preparação do texto, revisão textual, diagramação e design de capa das obras publicadas pela SBEE.
3.2) EXPLICAÇÃO
Kardec trouxe uma obra extremamente significativa para explicar as relações entre os polissistemas material e espiritual. Kardec fez um trabalho monumental, mas ficou limitado aos conceitos científicos da sua época. O próprio Kardec afirmou que o Espiritismo deveria caminhar junto com a ciência.
Assim, Antonio Grimm está recontextualizando a obra de Kardec, trazendo novas informações sobre as relações entre os dois polissistemas, sempre numa visão da ciência contemporânea. Ele está atualizando e detalhando as relações entre os dois polissistemas.
4) COORDENAÇÃO DO NEP
Até 2021, através do médium Maury Rodrigues da Cruz, o espírito Antônio Grimm realizou a orientação e coordenação do NEP. Com o desencarne do Médium em 2021, o NEP continuou suas atividades mantendo vivas as orientações e os objetivos inicialmente estabelecidos por Antonio Grimm. Atualmente, continuam como coordenadores do NEP os médiuns Paulo Roberto Brero de Campos e Carlos Alexandre Brero de Campos.
5) IMPORTÂNCIA DAS OBRAS DE ANTONIO GRIMM
Antonio Grimm teve como missão recontextualizar os conteúdos espíritas à luz da ciência contemporânea.
Partindo de Kardec, ele atualizou os conteúdos espíritas, trazendo novos conceitos teóricos relativos à Doutrina Espírita. Grimm trouxe esses conceitos à luz da física moderna e da ciência contemporânea.
Toda a sua obra é fundamentada em conceitos de complexidade e transdisciplinaridade.
6) ATIVIDADES DO NEP
O NEP, até 2021, mantinha quatro turmas compostas por alunos reunidos de acordo, basicamente, com o tempo de estada no departamento.
Os médiuns participantes deveriam realizar pesquisas permanentemente como condição para participação das atividades do NEP. A cada ano os participantes deveriam entregar um relatório sobre os resultados da sua pesquisa.
O NEP também registrou toda a história das materializações realizadas na SBEE durante os trabalhos de ectoplasmia. Todas as experiências estão registradas em atas guardadas no Museu Nacional do Espiritismo – MUNESPI.
“A amplitude e profundidade das atividades do NEP são grandes, e abrangem não só explanações conceituais, mas também diversifica-se através de inúmeras experiências ligadas à fenomenologia mediúnica, tendo como comprovante o acervo extremamente valioso das peças moldadas em atividades mediúnicas de efeitos físicos, com a utilização de parafina, que em muito enriqueceu o Museu Nacional do Espiritismo, cujo arquivo histórico poderá subsidiar o estudo e a reflexão sobre a doutrina espírita” [1].
É permanente a preocupação do NEP com o registro adequado de todas as atividades – através de atas, relatórios, etc., e também o registro do produto mediúnico e das pesquisas utilizando-se equipamentos de gravação, filmagem e outros meios – e também existe grande preocupação no armazenamento e preservação dos produtos mediúnicos obtidos, para que se possa futuramente fazer o estudo analítico das atividades experimentais.
O NEP tem um acervo com todos os relatórios das pesquisas realizadas pelos médiuns participantes.
Atualmente é mantida apenas uma turma, com a reprodução das aulas já gravadas.
O NEP ainda incentiva a pesquisa e sensibiliza os médiuns a apresentarem sua pesquisa na mostra que acontece ao final do ano.
7) CINQUENTENÁRIO DE AULAS PSICOFÔNICAS DO ESPÍRITO ANTONIO GRIMM NA SBEE
No dia 31 de outubro de 2008 foi comemorado o cinquentenário de aulas psicofônicas do espírito Antonio Grimm, na Sociedade Brasileira de Estudos Espíritas, feitas por intermédio do médium Maury Rodrigues da Cruz.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
[1] SBEE. Quinta Semana de Estudos Espíritas – passado, presente e futuro da SBEE. Capítulo IV – trabalho de estudos e pesquisas mediúnicas. MUNESPI, 1981, pg. 93-104.
[2] Grimm, Antonio. Cadernos de Psicofonias de 2008. Médium Maury Rodrigues da Cruz, Curitiba: SBEE, 2009.
ANEXO: COLEÇÃO CADERNOS DE PSICOFONIAS:
Cadernos de Psicofonias de 1994 (2005)
Cadernos de Psicofonias de 1995 (2003)
Cadernos de Psicofonias de 1996 – Doutrina dos Espíritos, pensamento crítico e projeto de revitalização do conhecimento (2017)
Cadernos de Psicofonias de 1997 (1999)
Cadernos de Psicofonias de 1998 – Doutrina Espírita, imagem do homem e hermenêutica (2015)
Cadernos de Psicofonias de 1999 (2000)
Cadernos de Psicofonias de 2000 (2001)
Cadernos de Psicofonias de 2001 (2007)
Cadernos de Psicofonias de 2002 (2011)
Cadernos de Psicofonias de 2003 – Transdimensionalidade do processo mediúnico (2013)
Cadernos de Psicofonias de 2004 (2005)
Cadernos de Psicofonias de 2005 (2006)
Cadernos de Psicofonias de 2006 (2007)
Cadernos de Psicofonias de 2007 (2008)
Cadernos de Psicofonias de 2008 (2009)
Cadernos de Psicofonias de 2009 (2010)
Cadernos de Psicofonias de 2010 (2011)
Cadernos de Psicofonias de 2011 – Estruturas dinâmicas do pensamento espírita (2012)
Cadernos de Psicofonias de 2012 – Novas metáforas do pensamento espírita (2013)
Cadernos de Psicofonias de 2013 – Centro espírita, laboratório da história (2014)
Cadernos de Psicofonias de 2014 – Doutrina Espírita. O conexismo do conhecimento e do saber (2015)
Cadernos de Psicofonias de 2015 – Doutrina dos Espíritos – processo dinâmico transruptivo (2016)
Cadernos de Psicofonias de 2016 – Doutrina dos Espíritos – teoria dos conjuntos culturais espíritas (2017)
Cadernos de Psicofonias de 2017 – Doutrina Espírita e o Plenum Cósmico (2018)
Cadernos de Psicofonias de 2018 – Doutrina Espírita e a dinâmica não linear dos sistemas vivos (2019)
Cadernos de Psicofonias de 2019 – Doutrina Espírita e a afluência para o novo conhecimento no Universo (2021)
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